A história do computador – a máquina analitica

Em 1833 uma máquina foi idealizada que provavelmente mudou a história do computador. Muitos a consideram ser o primeiro computador apesar de que a ideia era fazer uma calculadora mecânica com memória e cartões perfurados. Seu nome era máquina analítica e foi criada por um gênio da matemática Charles Babbage.

Máquina analítica de Babbage

HISTÓRIA:

Charles Babbage foi um gênio da matemática que já demonstrava gosto pela matemática desde criança, e já na universidade já tinha conhecimento maior que o de seus professores. Com cerca de 30 anos de idade ele já demonstrava um grande interesse por calculadoras como a de Pascal e a de Leibniz. A sua primeira tentativa foi falha então ele projeta uma nova mais elaborada e com mais tecnologia. A sua máquina nunca foi terminada mais com certeza total influenciou e muito na história do computador. A ideia era fazer uma máquina com memória e que fizesse as quatro operações. A máquina analítica conseguiria fazer 60 somas em 1 minuto.

FUNCIONAMENTO:

A máquina consistia em uma impressora como dispositivo de saída uma memória uma central de processamento e um dispositivo de entrada. Também tinham na máquina os cartões perfurados de Jacquard onde era colocada toda informação necessária para o cálculo.

About these ads
por yshua12345

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s